Previsão do Tempo

Imagens de Satélite

As imagens acima são do Satélite Meteorológico GOES-16 (Geostationary Operational Environmental Satellite), hoje chamado de GOES East, operado pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos Estados Unidos.

Os satélites operacionais ambientais geoestacionários (que acompanham a rotação da Terra) mais sofisticados da NOAA, conhecidos como Série GOES-R, fornecem imagens avançadas e medições atmosféricas do hemisfério ocidental da Terra, mapeamento em tempo real da atividade de raios e monitoramento aprimorado da atividade solar e do clima espacial.

O primeiro satélite da série GOES-R, conhecido como GOES-16, foi lançado em 2016 e está atualmente operacional como satélite GOES East da NOAA. Em 2018, a NOAA lançou o segundo satélite da série, GOES-S, que se juntou ao GOES-16 em órbita como GOES-17. O GOES-17 tornou-se operacional como GOES West em fevereiro de 2019.

Juntos, GOES East e GOES West fornecem cobertura do Hemisfério Ocidental e da maior parte do Oceano Pacífico, desde a costa oeste da África até a Nova Zelândia. Cada satélite orbita a Terra a cerca de 35.000 quilômetros de distância ("altura").

O Brasil utiliza as imagens do satélite GOES-16 (ou East) para monitorar fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento e condições meteorológicas. O GOES-16 tem 16 canais, o que permite obter um maior volume de informação espectral e melhores resoluções espacial e temporal. O satélite GOES-16 também pode varrer a Terra cinco vezes mais rapidamente do que os atuais satélites geoestacionários operados pela NOAA.

Os horários das imagens acima estão em UTC (Tempo Universal Coordenado, em inglês). Portanto, os horários das imagens estarão sempre 3 horas adiantados em relação ao horário de Brasília (horário de Brasília é UTC-03:00). Por exemplo, se em uma imagem constar 23:00 horas será 20:00 horas em Brasília. No "horário de verão" Brasília é UTC-02:00.

Créditos: CGE - Prefeitura de São Paulo e NOAA GOES